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Acsia cria projeto de apoio à exportação |
Ajudar as empresas no complexo processo de estabelecer relações comerciais com outros países, num momento de estagnação do mercado interno, é, talvez, o maior desafio da Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça (Acsia), que desde o início do ano passou a abranger todo o distrito de Leiria.
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O projeto Ser Internacional, apresentado sexta-feira em Alcobaça e que é financiado por fundos comunitários, vai envolver o trabalho de seis pessoas da Associação e da empresa de consultoria de Leiria Indice ICT & Management.
"As empresas todas querem exportar mas não sabem como", constatou António Nunes, da Indice, no seminário ‘Internacionalização e acesso a mercados externos’. A ideia do projeto Ser Internacional é dar informação de forma gratuita para auxiliar os empresários nessa caminhada, que, quanto ao técnico, só se faz através da cooperação. "Não queremos empresas egoístas", sustentou António Nunes, lembrando que a escala de algumas encomendas nem sempre é acompanhada por algumas empresas, que podem associar-se antes ou depois da internacionalização, de forma a responder às exigências dos clientes.
Durante um ano, Ser Internacional vai estar ao lado dos empresários que concluam o processo de chegar a outros países. As empresas podem conquistar outros mercados através de bens transacionáveis que já produzam ou criando produtos para novos mercados.
Uma das ferramentas ao dispor será o Portal de Internacionalização Online (PIO), uma plataforma disponível, no próximo mês, para todos os participantes no projeto, através do qual podem aceder a um conjunto de funcionalidades, como o Benchmarking Internacional (quando uma empresa examina como outra realiza uma função específica para melhorar a sua), o fórum sobre Práticas e Estratégias para a Internacionalização, Repositórios de boas práticas e práticas inovadoras, um Guia prático de apoio à internacionalização e um website de divulgação, captação de participantes e resultados do projeto, que visa ajudar quem se queira estrear na exportação, mas também os empresários que já vendem no exterior, mas que pretendem conquistar novos mercados.
"Todas as empresas têm a capacidade para avançarem para a internacionalização", acredita Inácia Caeiro, representante da Acsia, para quem o diagnóstico às empresas é essencial. "É preciso sabermos quem são, o que querem, o que têm e como querem chegar lá", refere a responsável, que lembra que "internacionalizar é extremamente caro".
A partir de 22 de junho, o projeto intensifica as ações de divulgação, com diversos workshops, que vão abranger a ‘Elaboração de estudos de mercado’, ‘Estratégias para a internacionalização’, ‘Marketing estratégico e internacionalização, ‘Comunicação e imagem internacional’, ‘Missões empresariais e internacionalização’, ações que culminam com um seminário final de avaliação e divulgação de resultados.
O projeto da Acsia surge num momento em que grande parte das empresas nacionais estão retraídas face às dificuldades do mercado interno. A exportação é vista como uma saída para a crise também pelo Governo e pela União Europeia, que multiplicam iniciativas de incentivo à internacionalização. "Não podemos estar sistematicamente a falar das dificuldades. Devemos falar das oportunidades", defendeu, na apresentação do projeto, o presidente da Câmara, que elogiou a iniciativa e os exemplos de sucesso de empresas da região que já abraçam os mercados externos.
Ana Ferraz Pereira
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